quarta-feira, 27 de março de 2013

O ladrão de raios


RIODAN, Rick.  O ladrão de raios. Trad. Ricardo Gouveia. 2ª. Ed. Rio de Janeiro: Intrínsica, 2010, 385 págs.

O menino Percy Jackson tem doze anos e vive em Nova Iorque, com sua mãe. Ele é disléxico, mas compreende muito bem o grego antigo. E também sofre de transtorno de déficit de atenção. A mãe lhe conta pouco sobre seu pai que desaparecera nas águas. Ela se casou novamente com Gabe, um homem pouco gentil. É fim de ano e Percy tem como professor de Mitologia o Sr. Brunner, que exigiu muito dele e o observa de um jeito curioso. Ele anda sempre em sua cadeira de rodas pela Academia Yancy.

Percy e sua mãe resolvem ir para a casa de praia em Montauk passar uns dias de férias. Ela pega o carro do marido emprestado e eles, junto à Grover, amigo de Percy no colégio, encaminham-se para Montauk. Só que o carro é atacado por um Minotauro e pega fogo.  Percy luta contra o grande touro, arranca-lhe um chifre e o usa para ferir o monstro. Exaurido, ele desmaia. O carro pega fogo. Grover é jogado longe. A mãe de Percy se esvanece no ar.  Percy é levado para o acampamento Meio-Sangue, sendo tratado por Annabeth. Lá ele descobre ser um meio-sangue, ou seja, um ser filho de uma mortal com um deus imortal, no caso, Poseidon.

Grover se revela um sátiro com a missão de protegê-lo e o professor Brunner revela-se como Quíron, um cavalo e uma das figuras que comandam o acampamento ao lado de Dioniso. No acampamento ele recebe a missão de trazer de volta o raio-mestre de Zeus (criado pelos ciclopes para a guerra contra os titãs) que naquele momento todos acreditam que tenha sido roubado por Hades. Esse roubo que deixa Zeus desconfiado inclusive de Poseidon está sendo o mote para uma possível guerra entre os deuses do Olimpo. Por isso Percy recebe a missão de seu pai de recuperá-lo de Hades. Ele é chamado inclusive a ouvir a profecia do Oraculo que iluminará seu caminho.


Junto a seus amigos Annabeth e Grover partem para o Oeste, onde vive Hades. Percy vai munido de sua espada, a contracorrente. Seu pai o chama para reforçar a importância dessa missão. Os três enfrentam pelo caminho as Parcas, a Medusa, as armadilhas de Ares, o próprio Ares, Cérbero e por fim Hades nas terras das profundezas.

De volta ao acampamento, acontece a última profecia do oráculo e Percy descobre ter um amigo falso no acampamento. Sua mãe é libertada por Hades, vende uma escultura sua no Soho, separa-se do marido e resolve fazer faculdade. Annabeth vai viver uma temporada com o pai e Percy retorna para casa.

Essa aventura em que deuses gregos retornaram ao mundo ocidental porque procriaram com mortais novamente em pleno século XX é muito imaginativa e relaciona questões do universo da mitologia grega com os conflitos existenciais da humanidade atual de uma forma brilhante. Imperdível opção de leitura para adolescentes.

Escrito por Ana Lúcia Brandão

Nenhum comentário:

Postar um comentário