sábado, 29 de novembro de 2003

Da Neurologia à Psicologia

POR PROF. DR. PAULO HENRIQUE FERREIRA BERTOLUCCI
Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre em Medicina (Otorrinolaringologia), doutor em Medicina (Neurologia) pela Universidade Federal de São Paulo e pós-doutorado pela Universidade de Londres.
Atualmente é professor adjunto de Neurologia da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neurologia, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem e função executiva na fase inicial das demências; avaliação de populações heterogêneas, cognição e escolaridade; cuidados na demência avançada.

http://lattes.cnpq.br/0536597854124056

Da Psicologia à Neurologia Simbólica no Estudo da Drogadição

POR DR. CARLOS AMADEU BOTELHO BYINGTON
Médico psiquiatra, membro analista fundador da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica e diplomado pelo Instituto C.G.Jung na Suíça. Tem título de Notório Saber em Psicologia Analítica pela Faculdade de Psicologia da PUC-SP, pelo Instituto de Psicologia da USP e pela Faculdade de Medicina da USP.
http://www.carlosbyington.com.br/

sexta-feira, 28 de novembro de 2003

Lançamento do Livro: "Cérebro, inteligência e vínculo emocional na dependência de drogas"

Livro: Cérebro, inteligência e vínculo emocional na dependência de drogas
Autor: Suely Laitano da Silva Nassif e José Tolentino Rosa


SINOPSE: Pesquisadores brasileiros, em diferentes áreas da psicologia, neurologia, neurofisiologia, neuroimagem, neuropsicologia, psiquiatria, neuropsiquiatria, apresentam estudos sobre a dependência de drogas - problema que aflige as principais capitais do Brasil e do mundo. A essas pesquisas junta-se o relato científico de Graziella M. Fava Vizziello, Alessandra Simonelli e Ilaria Petenà, pesquisadoras italianas, da Universidade de Padova, que relatam um experimento inédito sobre o tratamento de bebês e jovens grávidas, moradoras de abrigo para mães com história de abuso de substâncias psicoativas.