segunda-feira, 4 de julho de 2011

Armadilhas do varejo podem pegar os mais compulsivos


É preciso disciplina para entrar na ciranda do crédito sem cair na teia da inadimplência. O consumidor tem de se planejar para supermercado, roupa, eletrodoméstico, carro e imóvel.

Vitrine, liquidação e promoção são substantivos irresistíveis para alguns. Uma paradinha apenas: é disso que os lojistas precisam para fisgar o consumidor compulsivo. Até mesmo os menos entusiasmados se rendem diante de fortes apelos de marketing, de crédito fácil e de vendedores bem treinados. A ânsia de comprar acaba falando mais alto que o bom-senso; o impulso se sobrepõe ao raciocínio e ao planejamento.

Calcula-se que o Brasil possua hoje mais de 120 milhões de consumidores embalados pela estabilidade econômica, crescimento de empregos e renda, e redução de IPI. Com isso, boa parte dessa massa que somente agora passa a ter poder de compra, precisa ser orientada quanto a essa seara.

Suely Laitano Nassif, doutora em neurociências e mestra em distúrbios da comunicação, diz que, via de regra, a compulsão por compra envolve uma “falsa ideia de felicidade”, que dá sensação de poder, status, auto-estima e bem estar, que preencheriam, ilusoriamente, a carência afetiva.

Para conseguir a situação ideal de compra é preciso seguir alguns passos. Pesquisar preços via internet ou em lojas físicas é o primeiro deles. Estabelecer os sonhos de curto, médio e longo prazo também é importante. O sonho só pode ser alcançado com participação de toda família e com controle minucioso do dinheiro que entra e sai.

Olho vivo nas ofertas, já que as campanhas promocionais estão mais agressivas, com anúncio de descontos que na verdade não existem, induzindo o consumidor a comprar no ato para não perder a oportunidade. Na pressa, uma artimanha pode passar despercebida.

Avaliar a real utilidade de todas as funções é importante. Um celular com tecnologia Bluetooth, uma centrífuga, um carro com recursos para enfrentar neve, são exemplos de funcionalidades que encarecem o produto, mas em alguns casos sequer são usadas.

Todo cuidado é pouco se a opção escolhida for dividir o valor do bem adquirido. Valéria é taxativa ao dizer que “não existe parcelamento sem juros”. Domingos reforça: você emprestaria R$ 1 mil por 10 meses, sem cobrar juros? Por que o lojista o faria?

É preciso ser muito disciplinado para assumir um grande número de parcelas de baixo valor, porque podem cair no esquecimento e acarretar problemas futuros. Entretanto, se realmente a compra for necessária, a lógica de parcelamento não é errada, salvo se o comprador tenha o dinheiro para pagar à vista.

Se o pagamento for à vista, peça o desconto equivalente aos juros embutidos na forma parcelada. Caso esse fornecedor não conceda o abatimento, procure um produto similar ou outra loja. Todas elas têm margem flexível e o consumidor precisa praticar a negociação, sem se sentir envergonhado de pedir desconto ou melhores condições de financiamento.

E como saber se está correto o desconto concedido? Como não tem jeito de saber o juro embutido, a saída é ter um parâmetro pelo valor da inflação mensal, por exemplo. Um exercício para checar se compensa a compra à vista é calcular quanto vai render esse mesmo valor em uma aplicação. Se, ao final, o valor se equiparar ou superar o valor da compra, essa é a melhor opção.

Vilão para muitos e tábua de salvação para outros, o cartão de crédito, instrumento que facilita a compra parcelada, é usado erroneamente para financiar um produto ou serviço. Conter o impulso e conseguir se controlar são requisitos básicos para quem quer usufruir dos benefícios de um cartão de crédito e não pagar juros exorbitantes que chegam a 16% ao mês. “Os atos impulsivos não são premeditados e costumam gerar arrependimento posterior em função de consequências indesejáveis e dos riscos envolvidos”, afirma Suely.

O consultor de vendas Jorge Francisco Borges reconhece que o mau uso do cartão de crédito causou-lhe transtornos, constrangimentos e perda de tempo. A vontade de possuir uma câmera digital o levou a contratar um cartão do supermercado Extra, que permitia a compra em 10 vezes “sem juros”.

Ele passou a usar o cartão também para outras despesas. O alto valor acumulado inviabilizou o pagamento integral a partir do terceiro mês. “Os juros cobrados eram de 15% e a dívida de R$ 1,8 mil, foi para R$ 3 mil, depois que pedi financiamento na TAI / Itaú”, revela. O débito foi saldado em 10 parcelas de R$ 300.

Em outro cartão ele comprou para o filho, um tênis de R$ 300, em 10 vezes “sem juros” e, diante de contratempos financeiros, novamente fez uso para outras despesas. O saldo de R$ 1 mil foi financiado e refinanciado, subindo para R$ 1,2 mil, pagos em 3 vezes de R$ 400. “Somente nesses dois casos gastei cerca de R$ 2 mil e paguei mais de R$ 5 mil”. Borges decidiu não ter mais cartão.

Fonte: Valor Econômico

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